O Bem e o Mal

Quando fui dormir, me peguei pensando no que eu acreditava.

Não acredito em Deus (pelo menos não no Cristão). Também não acredito em outras formas de vida, outros céus, energia cósmica ou coisas do tipo. Mas posso dizer que tenho certeza de uma coisa: na existência do bem e do mal.

Não do bem e mal como nos desenhos, jogos ou romances. Não no mal absoluto ou no bem absoluto- são simples devaneios. Não no bem e no mal como representaçõesde Céu e Inferno. Existe um equilíbrio dentro de cada ser humano.


Imagem tirada da web.

Não podemos ser 100% bons. Uma pessoa 100% não conseguiria ser uma pessoa justa - uma pessoa realmente boa seria capaz de perdoar o assassino, ou até mesmo repreendê-lo? Assim como não devemos ser 100% maus (acredito que não há a necessidade de exemplificações).

É por isso que a busca pelo equilíbrio é necessária. O equilíbrio entre o bem e o mal se chama justiça.

A falta de justiça no mundo mostra como estamos desequilibrados. Muitas pessoas estão deliberadamente deixando o mal (egoísmo, preconceito, falsidade...) dominar - e isso só nos leva a destruição.

O desequilibrio do bem e do mal (enteda como desequilibrio da justiça) é que levará a humanidade a um triste fim. E, quem sabe, se tivermos sorte, a um novo recomeço.

0 comentários:

Postar um comentário